quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O que desapareceu no Porto

O Porto é a minha realidade é aquela de que mais gosto falar. Gosto de história, de arte, de monumentos. Junto aqui, neste post, as duas coisas.

O Porto de hoje não é igual ao Porto de ontem e tão pouco será igual ao de amanhã. Muito foi construído, é verdade, mas também muito foi destruído.

Talvez a mais mítica destruição seja a do antigo Palácio de Cristal.


Nasceu em 1865 e morreu em 1951. Não o deixaram chegar aos 100 anos. Foi construído para acolher a Exposição Internacional do Porto. Devido aos altos custos de manutenção, acabou por ser abolido. No mesmo espaço, nasceu o Pavilhão dos Desportos, conhecido hoje como Pavilhão Rosa Mota.


Seguimos para algo mais cinematográfico, com a Invicta Film.


Estes estúdios da produtora portuguesa ficavam no Carvalhido. Fundada em 1910, acaba por encerrar a sua actividade em 1928, após diversas dificuldades financeiras.

A famosa Ponte das Barcas:


Esta, coitada, não morreu por vontade própria. Foi durante a segunda invasão francesa, quando milhares de pessoas tentaram fugir. A ponte não aguentou tanto peso, tendo como resultado a morte de alguns "fugitivos".

Ficam aqui apenas alguns exemplos. Talvez volte a esta temática, mais tarde.



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Este fim-de-semana...

Na Póvoa de Varzim:

Regresso ao passado com Feira Medieval

Póvoa de Varzim, 27.08.2012 - A Praça do Almada regressará à época medieval com uma Feira Medieval que se realizará nos próximos dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro.
Gastronomia, danças, músicas, peças de teatro, mouraria, torneios e rixas, espetáculo de fogo, demonstração de ofícios, passeio de charrete, alta escola equestre e falcoaria são os atrativos desta iniciativa organizada pela associação velha lamparina com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Na sexta-feira, o horário de funcionamento será das 16h00 às 24h00, no sábado e no domingo será das 11h00 às 24h00.
No primeiro dia, sexta-feira, 31 de agosto, haverá, ainda, uma ceia Medieval, para a qual é necessária inscrição. A refeição irá decorrer nas arcadas dos Paços do Concelho, a partir das 20h00, tem o valor de €15 e incluirá entradas, sopa, porco no espeto com legumes salteados, sobremesas e digestivo. Crianças até aos 8 anos, na companhia dos pais, não pagam.  
Inscrições no Posto de Turismo até às 12h00 do dia 31 de Agosto (pagamento efetuado no local da ceia).


domingo, 26 de agosto de 2012

llao llao

Hoje, pela primeira vez, saboreei um iogurte gelado - soa melhor na língua inglesa, frozen yogurt.

Retirado do facebook da llao llao Portugal

É diferente, é bom e provavelmente não engordará tanto. Nota-se bem a diferença entre o gelado "regular" e este iogurte. E a minha primeira reacção foi "vê-se mesmo que é de leite magro!". Mas, e como foi o caso da coca-cola, primeiro estranha-se e depois entranha-se.

Comi um pequeno apenas com um topping. Não faltam escolhas, desde frutas a chocolates. O tamanho dele é bastante generoso.

Podem visitar o facebook aqui: http://www.facebook.com/llaollaopt . 

Ah, e o 10.º llao llao é de graça! Certamente vos darão o cartão de cliente. :)

sábado, 18 de agosto de 2012

A praia e a estupidez

Todos os anos acontecem acidentes em praia ou ambientes parecidos causados apenas por um elemento: a estupidez humana.

Em 2009, na praia Maria Luisa, várias pessoas morreram devido à queda de pedras de uma arriba. Sou só eu que não iria para um local onde tem um sinal a dizer ZONA PERIGOSA? Segundo esta notícia, as famílias pedem agora 900 mil euros por causa do acidente. Meus senhores, mas alguém é culpado de uma morte por queda "natural" de pedras? Ainda por cima sabendo que é uma zona perigosa??

Mais recentemente, vi duas reportagens de meter medo. Uma semelhante, com as pessoas todas debaixo de uma arriba perigosa, apenas por estar "mais fresquinho". A outra, notícia de ontem, foi quando se pensava existir uma bactéria perigosa em 5 ou 6 praias. Os nadadores salvadores avisaram os banhistas, mas de pouco deve ter servido. Os jornalistas perguntaram a uma senhora se foi tomar banho e ela respondeu que sim, que esperava não ter nada, mas foi na mesma.

Esta gente é parva ou faz-se?


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Os melhores bolos - I

Infelizmente nasci com um grave problema que se chama Adicionis de Bolus, ou em bom português, vício de bolos!
O meu bolo de pastelaria preferido é o Napoleão. Fico mesmo desiludida quando me dão um com massa folhada claramente seca ou mais enxabido que a Luciana Abreu.

O melhor napoleão que já comi foi na Aipal, em Espinho.

Custa €0,80 e nunca me deixou enjoada nem fez com que ficasse algo por comer. É bom, é fresquinho, é de chorar por mais!
A confeitaria está aberta de noite, até as 3 ou 4 da manhã. É fácil de dar com ela, tal é a fila que lá se desenvolve.

Para não ficarem de peso na consciência por causa das calorias, aconselho andarem pelo passadiço da praia.


Foto retirada de ondas3.blogspot.com

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

As minhas viagens de sonho - I

Inicio aqui a minha rubrica à qual chamei carinhosamente As minhas viagens de sonho. Não contem com praias paradisíacas ou muito samba. Não sou de praia e mar.

Inicio então com a cidade que mais gostaria de visitar: Kiev.

Kiev é a capital da Ucrânia e também a maior cidade do país. É muito antiga: a sua fundação ronda o século V. Não lhe falta cultura, edifícios, comida típica da região e muito para ver.

A casa de ópera
Um teatro
Uma Igreja
Um mosteiro

(Imagens retiradas da wikipedia)

Confesso que o meu único medo em visitar a Ucrânia está ligado com a comida. É muito diferente da que estamos habituados, não sei até que ponto a conseguiria comer numa base diária.


Borscht

Carne Assada


Deruny

(imagens retiradas da wikipedia)

Locais onde ficar também não faltam




Um dos mais caros, o Club 1812. Mais info: http://www.booking.com/hotel/ua/dd-nd-1812.pt-pt.html?sid=fd4331f586e8d200c9c8a16b0ad2ec82;dcid=1;checkin=2012-08-17;checkout=2012-08-18;srfid=667c9d195e4a2edf1733e846b5781150X18

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Férias de 2012

A instabilidade das condições meteorológicas e alguma falta de dinheiro nas carteiras estão a afastar turistas da praia de Moledo, em Caminha, uma das mais procuradas no Norte do País. 
http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Viana%20do%20Castelo&Concelho=Caminha&Option=Interior&content_id=2717759


As consequências de uma austeridade demasiado austera. As férias são importantes para o corpo, para a alma e para o negócio. Não podemos ver as férias como algo desnecessário em que devamos de imediato cortar. O Passos Coelho esquece-se da importância que este sector tem no país e que muitos negócios e vidas estão dele dependentes.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Boas notícias!

Primeiro, para os jovens:

Já sabes o que vais fazer dia 12 de agosto? 
Porque este é o TEU dia, a CP oferece viagens nos comboios dos serviços Regionais, Urbanos de Lisboa, Coimbra e Porto, a todos os jovens dos 12 aos 25 anos. 
Esta promoção é válida entre as 00h00 do dia 12 e as 3h00 da madrugada do dia 13 de agosto. 
Pelo quinto ano consecutivo o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.D.J., com o apoio de várias entidades dá-te a oportunidade de passares um dia diferente, com mais mobilidade e facilidade de acesso à cultura e lazer. 
NOTA BEM: Para usufruíres desta oferta apenas terás que apresentar o Bilhete de Identidade, ou documento de identificação equivalente, com fotografia e data de nascimento, nos Pontos de Venda Personalizados da CP. No caso de locais sem venda personalizada, dirige-te a um dos nossos colaboradores a bordo dos comboios.
Informa-te das outras facilidades concedidas para este dia no Portal da Juventude ou através da Linha da Juventude 707 20 30 30.


E depois, para as famílias e amigos!

Mude a vida da sua família, viaje de comboio a metade do preço.
Ao fim de semana, saia da rotina e viaje no Alfa Pendular ou Intercidades com a sua família. Viaje, divirta-se e descubra outros lugares, outros costumes, outros sabores…
Agora também para Pequenos Grupos.
Quando:
Todos os sábados ou domingos com regresso no mesmo ou em qualquer fim de semana, sujeito à validade do bilhete, em toda a rede dos comboios Alfa Pendular e Intercidades, em ambas as classes. Consulte os horários.
A viagem aos domingos pode ser feita nos seguintes comboios.


(http://www.flickr.com/photos/miguelmoreira/5172600951/)

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O Comboio e a Europa

Se existe algo que eu gostaria muito de fazer, era percorrer alguns caminhos de ferro nesta Europa. Existem linhas lindas, cheia de história, emoção e paisagem que, num mundo ideal, estariam ao alcance de todos

1) O Transiberiano - Rússia

Uma das minhas viagens de sonho, que gostaria imenso de fazer! Percorrer a Rússia de comboio, dias e dias.


2) O comboio do chocolate - Suíça

9 horas pela Suíça que culminam numa visita a uma fábrica de chocolate. Melhor que isto? Só se houver uma prova!  



3) Flexipass dos Balcãs

É uma espécie de inter-rail entre a Grécia, Bulgaria, Macedonia, Montenegro, Roménia, Servia,e Turquia.



E em terras lusas?

Comboio Histórico obviamente, na Linha do Douro que é muito bonita!



A quem quiser mais saber sobre estas rotas:
http://travel.nationalgeographic.com/travel/top-10/european-train-trips/
http://www.telegraph.co.uk/travel/journeysbyrail/7656860/Great-European-rail-journeys-Your-carriage-awaits.html
http://goeurope.about.com/od/scenictraintravel/Scenic_Train_Routes_in_Europe.htm

domingo, 5 de agosto de 2012

Vindo do Brasil...

Brasil vai ter 71 novos aeroportos até 2014
O ministro-chefe da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Brasil, Wagner Bittencourt, revelou ontem que o país deverá contar com 71 novos aeroportos até ao Campeonato do Mundo de Futebol de 2014.
De acordo com o jornal brasileiro Valor Económico, os 71 novos aeroportos destinam-se a facilitar a chegada e o atendimento aos vários milhares de turistas esperados durante esta competição desportiva, que em 2014 vai decorrer no Brasil.
Com os 71 novos aeroportos, o Brasil passa a contar com um total de 200 infra-estruturas aeroportuárias, passando 94% da população do país a contar com um aeroporto a menos de 100 quilómetros de distância.
I.M. 


 http://www.turisver.com/article.php?id=57517


É caso para dizer... Eh lá!
Questiono até que ponto isto será bom para o futuro... Um aeroporto não custa meia dúzia de euros, mas eles lá (não) saberão o que estão a fazer! Faz-me lembrar um certo país e as auto-estradas...

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Não sei se são hóteis ou relíquias da arquitectura...

...mas a verdade é que eles existem!!

1) Premier Palace Hotel - Kiev


2) Hotel Continental - Oslo



3) Nimb Hotel - Copenhaga


4) Epoque Hotel - Bucareste






E na versão Made in Portugal

Tivoli Palácio de Seteais



Palácio Hotel Bussaco

Hotel Intercontinental  - Palácio das Cardosas
Grande Hotel do Porto



quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O Porto

Nasci e cresci no Porto. Gostava também de trabalhar no Porto, embora isso se tenha revelado um tanto ao quanto complicado. 

A cidade do Porto cresceu imenso nos últimos anos e, felizmente, está cada vez menos cinzenta e sujo, devido às reabilitação que (felizmente!) vão sendo feitas. O investimento privado ajudou ao crescimento e divulgação da cidade, especialmente através do turismo.

O que é que nos falta?

Euzinha, na minha modestíssima opinião, acho que nos falta um espaço grande para reuniões, conferências e grandes concertos em espaços fechados. Até ao ano passado punha em causa a construção de um espaço destes, pela falta de quartos (hotéis) existentes na cidade para os segmentos que a cidade poderia vir atrair. Agora, com estes novos hotéis, vamos mesmo precisar que alguém se lembre desta minha ideia:

1) A taxa de ocupação dos hotéis de 4 e 5 estrelas na cidade não me parece que seja assim tão elevada quanto isso, especialmente em épocas mais baixas.

2) Com a construção de hotéis deste segmento, os turistas vão-se espalhando, baixando ainda mais a ocupação.

3) Se os gestores não forem eficientes, os preços baixam, a percepção da qualidade por parte dos turistas fica em causa, e a cidade passa a ser demasiado barata para o seu calibre.

A construção dos hosteis e as redes low cost trazem movimento, mas até que ponto trarão dinheiro à cidade? O turista de mochila às costas não gasta assim tanto, e nós precisamos é de dinheiro. Não digo com isto que devamos afugentar este tipo de cliente, acho é interessante trazer outro tipo de público à cidade. Ainda para mais com estas paisagens, histórias, edifícios, gastronomia e, claro, o vinho do Porto!